quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ministro Mantega, machismo e trabalho doméstico

Matéria divulada no link abaixo, revela como é difícil no Brasil eliminar o pensamento machista, muitas vezes plantado nas mentes de autoridades públicas integrantes de um governo, como o atual, que se propõe a aprimorar o regime democrático. 
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110705_mantega_fazenda_dg.shtml
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, fazendo graça frente ao Ministro britânico sobre as maravilhas do Brasil, comentou que temos uma grande reserva de mão de obra - em 2009 eram 6,7 milhões de pessoas ocupadas nos trabalhos domésticos remunerados. O Ministro assim considera tais pessoas mão de obra de reserva e subutilizada.
 
"Será que o Ministro considera que cuidar de crianças, de idosos e doentes;  limpar, cozinhar, lavar roupa, comprar comida e exercer atividades que permitem que a vida se reproduza nada valem? Se não é possível alugar ou comprar MÃE, seria por afeto que as mulheres prestam estes serviços para a humanidade? Quer dizer que o fato de ser o trabalho doméstico executado pelas mulheres (uma questão da cultura machista e não propriamente inerente à natureza feminina) equivale a considerar que as pessoas que exercem o trabalho doméstico remunerado formam um contingente da força de trabalho subutilizado?", comenta a economista Hildete Pereira. 
Lamentavelmente, as afirmações do Ministro Mantega reforçam o estereotipo da inferioridade da mulher e traduzem o velho machismo escondido na sociedade. No governo da PRESIDENTA DILMA este tipo de comentário não ajuda, ao contrário, atrapalha a construção da igualdade na sociedade.

Um comentário: